O Memorial CEFET-RS, inaugurado em 08 de outubro do
corrente ano, durante as atividades do 60º aniversário da
Instituição, será um órgão vinculado
ao Gabinete do Diretor Geral do Centro, com o objetivo de efetuar coleta,
sistematizar e gerar fontes informativas sobre memória institucional,
a fim de preservá-la e difundi-la, promovendo estudos e pesquisas
de caráter interdisciplinar.
Para tanto, parte dos seguintes princípios:
- importância da visibilidade administrativa, enquanto órgão
permanente da estrutura organizacional;
- reconhecimento do direito e do dever à informação
sobre fatos relativos à história institucional por toda a
comunidade escolar;
- direito à memória das instituições
de ensino e dever de respeito à mesma;
- garantia de preservação e acesso à produção
científica e acadêmica.
São objetivos específicos do Memorial
- implementar política de preservação do patrimônio
histórico-cultural do CEFET-RS;
- recuperar e organizar dados relativos à memória institucional;
- organizar espaço de representação, físico e
virtual, das transformações da instituição, numa
perspectiva histórica, contrastando realidades em diferentes períodos
e contextos;
- registrar experiências e histórias de vida de dirigentes,
educadores, alunos e pais, para a formação de um acervo de
memória oral;
- proporcionar recurso vivo de educação e cultura;
- contribuir para a pesquisa histórica sobre as instituições
educativas em geral;
- adquirir novos elementos para o acervo;
- buscar intercâmbio com outros memoriais, centros de pesquisa e documentação
e instituições educativas e culturais em geral.
O acervo inicial do Memorial compor-se-á, inicialmente, de
- base documental sobre a legislação instituidora da Escola de Artes e Officios, Instituto Técnico Profissional, Escola Técnica de Pelotas, Escola Técnica Federal de Pelotas;
- cadastro de dirigentes e servidores que trabalharam na Instituição
- imagens e textos relativos aos símbolos institucionais bandeira, hino, logotipos, cores, mascote;
- fotografias, com registros imagéticos de diversas épocas e de variados fatos relativos à Instituição;
- materiais de uso no ensino em sala de aula tradicional, oficinas e laboratórios;
- discursos e outros pronunciamentos;
- uniformes escolares;
- "causos" institucionais.
A concepção inicial do Memorial prevê,
quanto a sua localização física, o conjunto arquitetônico
interno que compreende o hall de entrada do prédio do CEFET, no qual
estão sendo esculpidos os logotipos da Instituição e dos
seus diversos cursos; a frente da sala dos servidores, em cujas paredes serão
localizadas placas de bronze relativas a homenagens ou registro de eventos
importantes da história institucional e todo o ambiente do hall de entrada
do auditório, no qual estarão expostos quadros de formatura antigos,
objetos e materiais de uso no ensino, fotografias e outros registros imagéticos
da Instituição.
Em sua concepção virtual, o Memorial do CEFET
compreende uma base de dados, ainda em construção, que permitirá o
acesso as imagens e documentos relativos à memória e história
institucional pela Internet, através de linck na página www.ifsul.edu.br .
Ainda está em desenvolvimento o processo de coleta,
identificação e organização do acervo, que deverá ocupar
grande tempo ainda, face aos objetivos do memorial e suas características
de interatividade com visitantes locais e usuários pela internet. O
processo de tombamento dos bens do acervo, por outro lado, é demorado,
principalmente porque o Memorial não tem quadro de pessoal próprio,
dependendo sempre do trabalho voluntário de servidores e/ou ex-servidores.
À medida que o Memorial está sendo concebido, verifica-se
a transformação de documentos, pessoas, objetos, símbolos
institucionais e outros elementos do acervo em Monumentos. Esse processo
transformativo de desnaturalização, pela valorização
e/ou iluminação de aspectos da história institucional
articula processos de apropriação e desafia a que se elabore
muitas outras narrativas, pois a história das instituições
escolares em geral e do CEFET, em particular, em contínua construção,
merece sempre mais estudo e atenção.
Céres Mari da Silva Meireles
08.10.2003
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